Ano letivo 2021/22

Saúde animal/Qualidade ambiental

No âmbito do desenvolvimento do Plano de ação Eco escolas 2021/2022, tiveram lugar no passado dia 2 de junho, na Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral, 4 sessões de sensibilização para a proteção animal, uma das vertentes da promoção da sustentabilidade. Estas contaram com a presença da veterinária municipal, Drª Cristina Abreu e com os alunos dos 2º e 3º ciclos. Foram questões de reflexão e debate, a higiene, alimentação, vacinação, controle populacional e esterilização, abandono e maus tratos. A adoção e respeito por cada animal são formas de promoção da saúde pública e do equilíbrio ambiental, aspetos amplamente reforçados no debate desenvolvido.

CELEBRAÇÃO do DIA Mundial do AMBIENTE

Os alunos de todas as turmas do 9º ano celebraram o Dia Mundial do Ambiente na disciplina de Geografia, através da elaboração e exposição na entrada principal da Escola, de folhetos e cartazes a alertar para os problemas que o Homem pode causar ao Ambiente, apontando também as medidas e soluções para minimizá-los ou mesmo evitá-los. Deste modo, os alunos abordaram problemas tão graves que afetam o Ambiente como a Desflorestação, a Desertificação, a Redução da camada do Ozono, os Incêndios florestais, o aumento do Efeito de Estufa, a Poluição da Água, a Poluição do Ar e as Chuvas Ácidas. Problemas estes, que muitas vezes estão relacionados entre si e que é urgente a colaboração de Todos no seu combate.

Clica na figura em cima

Concurso de Fotografia e Crachás

Os concursos de Fotografia e de Crachás realizaram-se no âmbito de uma proposta da Equipa Eco-Escolas inserida no tema da "Biodiversidade: preservar e regenerar", que se encontra alinhado com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas. Esta proposta veio também marcar o dia Internacional da Biodiversidade, celebrado no passado domingo, 22 de maio.

Os nossos concorrentes, do concurso de fotografia, demonstraram, através de uma objetiva, a beleza da Biodiversidade que podemos contemplar no concelho de Sobral de Monte Agraço.

Os nossos participantes, do concurso de Crachás, mostraram-nos toda a sua criatividade e, de forma lúdica e artística, transportaram-nos para uma "viagem" de conhecimento à biodiversidade da nossa terra.

Muitos parabéns aos vencedores e o nosso agradecimento à participação de todos!

Um especial agradecimento ao Júri que contribuiu para a seleção dos premiados, nomeadamente, a Vereadora da Educação e a Representante do Departamento do Ambiente da Câmara de Sobral de Monte Agraço, o Conterrâneo e autodidata em fotografia, Fernando Tomaz e a Adjunta da Direção, professora Rita Parreiral.

A Equipa Eco-Escolas🌿🍀


Concurso nacional de ilustrações

Onde está o Eco-lápis?

Estiveram envolvidos neste concurso os alunos do terceiro ciclo, no âmbito da disciplina de Educação Visual.

Realizaram o projeto tendo como objetivo a criação de uma página ilustrada baseada nos livros "Onde está o Wally?", do autor Martin Handford.

Foi visionado um PowerPoint com vários exemplos de imagens, motivacionais e inspiradoras, para os alunos criarem a partir delas os seus projetos.

Os alunos gostaram da ideia e numa fase inicial fizeram um esboço com vários cenários possíveis, escolhendo no final, apenas um deles, onde inseriram posteriormente o Ecolápis e outros elementos.

Posteriormente foi feito um trabalho de investigação sobre a sustentabilidade dos materiais, usados na produção dos lápis e o uso de madeiras adequadas, com pouco impacto ambiental.

Depois da conclusão dos trabalhos, fez-se uma exposição e os alunos das várias turmas escolheram por votação os três projetos que gostaram mais.

Eco-Lápis

No âmbito da disciplina de Educação Visual participaram todos os alunos do 3ºciclo.

Mais uma vez os nossos alunos demonstraram as suas excelentes capacidades artísticas sob o tema-Rios e Oceanos 

Dia mundial da Terra

A propósito deste dia os alunos do 7ºB "puseram-se em campo" e foram descobrir o que significa para esta comunidade escolar a comemoração deste dia.

Para ver o resultado desta reportagem clica em cima da figura do lado

Celebração Dia MUNDIAL da TERRA na EBS

No dia 22 de abril, a Escola Básica e Secundária comemorou o Dia Mundial da Terra, numa iniciativa do Projeto Eco -escolas em coordenação com a Dr.ª Leopoldina Moreira, Técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul (USP ACES Oeste Sul). A abertura desta celebração realizada na Biblioteca da Escola, que contou com a presença da Sr.ª Vereadora da Educação, Dr.ª Carla Alves, iniciou-se com a apresentação das entidades presentes e com o discurso do Sr. Diretor do Agrupamento, Dr. Jorge Nunes, acerca da importância da celebração deste dia.

       Este dia, assinalado a partir de 1970, também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, pretende reconhecer a importância do Planeta e alertar todos os habitantes para a necessidade de preservar os recursos naturais. Neste sentido, a celebração foi constituída por quatro sessões de sensibilização destinadas aos alunos desta escola. Duas das sessões tiveram o tema "Proteção da Biodiversidade, Natureza e o Ambiente" e foram dinamizadas pelo Mestre Principal Luís Claro e pelo Cabo Engenheiro, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR. As outras duas sessões com o tema "Cuidar da Qualidade da Água", foram dinamizadas pela Dr.ª Margarida Pereira da USP ACES Oeste Sul.

Foram sessões muito interessantes e participadas, contando com cerca de duzentos alunos dos diferentes ciclos de escolaridade acompanhados pelos seus professores.  

                                                                                                                             A Coordenadora da atividade, Maria Gabriel Pipa

Comemoração dos dias da Floresta e da Água 

Clica em cima da figura, ao lado, para veres ou colocar  trabalhos de comemoração dos dias da floresta  e da água

CONCURSO DE FOTOGRAFIA 

O concurso de fotografia destina-se a todos os interessados deste Agrupamento (alunos do 3º Ciclo e Secundário, professores, Assistentes Operacionais e Técnicos). A inscrição será feita numa publicação, na página da Escola, através de um formulário.

As fotografias a concurso, serão descarregadas por cada um dos participantes, oportunamente, também através de um link de um padlet, na página da Escola.

Consulte o Regulamento deste concurso, abaixo e concorra colocando as suas fotos, de acordo com a categoria no padlet, ao lado. Para tal basta clicar em cima da figura, escolher o tipo de foto e descarregar a foto

Agradeço desde já a vossa colaboração. Participem!

Bom trabalho.

Paula Mesquita

REGULAMENTO CONCURSO DE FOTOGRAFIA - 22 de Maio - 

Dia Internacional da Biodiversidade

O concurso de Fotografia BIODIVERSIDADE NO CONCELHO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO é organizado pela Eco-Escola e insere-se no tema da "Biodiversidade: preservar e regenerar" que se encontra alinhado com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas. "Nunca houve uma necessidade tão urgente de reanimar ecossistemas danificados como agora. Os ecossistemas suportam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem os nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta - e a sua população." O concurso tem como objetivos refletir e consciencializar a população em geral, sobre a importância da Biodiversidade, desenvolver a criatividade e a expressividade. 

A - Normas: 

1. O presente concurso é destinado a todos os interessados deste Agrupamento (alunos do 3º Ciclo e Secundário, professores e Assistentes Operacionais e Técnicos). 

2. Só são aceites trabalhos individuais. 

3. Tema único: "BIODIVERSIDADE NO CONCELHO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO". 

4. Fotografia a cores ou preto e branco.

5. Cada autor pode participar apenas com uma obra original. 

6. Fotografias compostas, sobreposições e imagens manipuladas digitalmente, assim como fotografias com qualquer outro artifício não serão admitidas a concurso. 

7. A divulgação será feita através das páginas da Escola. 

B - Envio e seleção dos trabalhos: 

1. Para os trabalhos concorrentes tem de ser feita uma ficha de inscrição, num formulário, na página da Escola, fornecendo vários elementos: 

      a) Título da Fotografia; 

      b) Espécie retratada (nome comum e nome científico) - caráter facultativo; 

      c) Local; 

      d) Memória descritiva (até 100 palavras); 

      e) Nome do autor (N.º e Turma, caso o participante seja aluno) e pseudónimo; 

      f) E-mail; 

      g) Telefone. 

2. Os trabalhos devem ser carregados a partir de um link de um padlet, na página web do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral. Os trabalhos têm que ser identificados apenas com o pseudónimo, sob pena de ser excluído do concurso. 

3. O prazo de entrega dos trabalhos originais decorre até 1 de Maio de 2022. 

4. A seleção dos trabalhos será feita por um júri idóneo, nomeado pela Equipa EcoEscolas. O júri será composto por dois especialistas em fotografia, um elemento da Associação de Estudantes, um elemento da Direção, um elemento do Departamento do Ambiente e a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço. 

5. É vedada aos elementos da organização e do júri a apresentação de trabalhos a concurso. 

6. O júri tem o prazo de duas semanas após a data limite de entrega dos trabalhos para deliberar sobre os vencedores. 

7. Das decisões do júri não cabe recurso. 

C - Critérios de valorização dos trabalhos são: 

1. Originalidade 

2. Temática 

3. Valor artístico 

D - Prémios 

1. Serão atribuídos três prémios. 

2. Todos os trabalhos selecionados terão direito a um certificado de participação. 

3. Os trabalhos premiados serão entregues pelo Sr. Diretor da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral. O primeiro prémio fica propriedade da Escola. 

4. Cabe ao júri a atribuição ou não de prémios e menções honrosas, dependendo da qualidade criativa e expressiva dos trabalhos apresentados. 

E - Seleção dos trabalhos para exposição 

1. Cabe ao júri não admitir a exposição, os trabalhos que entenda não terem qualidade artística ou estarem fora do contexto. 

2. As fotografias participantes serão expostas ao público, em local a definir. 

F - Aceitação 

1. A participação no concurso implica a aceitação incondicional das normas descritas. 

2. Qualquer situação omissa nas normas é resolvida através de decisão da Equipa EcoEscolas. 

3. A divulgação dos melhores trabalhos será feita no dia 23 de maio - Dia Internacional da Biodiversidade. 

4. A Câmara Municipal de SMA reserva-se o direito de reprodução dos trabalhos apresentados a concurso, mencionando sempre o nome do seu autor. 

5. O cumprimento da Lei que regulamenta a tomada de imagens de pessoas e objetos sob responsabilidade de terceiros é da responsabilidade dos concorrentes. 

6. Para qualquer esclarecimento contactar com a Escola AEJICS, pelo telefone 261 940 350 (professoras Paula Mesquita e Gabriel Pipa) ou pelo correio eletrónico paulamesquita@aejics.org

O concurso de Crachás BIODIVERSIDADE NO CONCELHO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO é organizado pela Equipa Eco-Escola e insere-se no tema da "Biodiversidade: preservar e regenerar", que se encontra alinhado com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas.

"Nunca houve uma necessidade tão urgente de reanimar ecossistemas danificados como agora. Os ecossistemas suportam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem os nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta - e a sua população."

Elementos da Eco- Escola: Paula Mesquita; Maria Gabriel; Elizabete Pereira; Inês Vicente; Maria João Pardal; Helena Mil Homens; Maria João Mexia

Agradeço desde já a vossa colaboração. Participem!

Bom trabalho.

Paula Mesquita

CONCURSO DE CRACHÁS

22 de Maio 

Dia Internacional da Biodiversidade

O concurso tem como objetivos refletir e consciencializar a população em geral, sobre a importância da Biodiversidade, desenvolver a criatividade e a expressividade.

Destina-se a todos os alunos interessados deste Agrupamento (2º e 3º Ciclo).

Em baixo ver o regulamento do concurso.

Solicita-se, o favor de motivarem os alunos com o fim de participarem no concurso. Para inscreverem a turma ou, casos pontuais de alunos interessados, poderão apenas dar-me oralmente ou por email, essa informação.

Os trabalhos deverão ser entregues, em mão, a algum elemento da Eco-Escola, até dia 1 de maio, com o fim de se poder fazer a votação.

REGULAMENTO CONCURSO DE CRACHATS - 22 de Maio Dia Internacional da Biodiversidade 

O concurso de Crachás BIODIVERSIDADE NO CONCELHO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO é organizado pela Eco-Escola e insere-se no tema da "Biodiversidade: preservar e regenerar" que se encontra alinhado com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas. "Nunca houve uma necessidade tão urgente de reanimar ecossistemas danificados como agora. Os ecossistemas suportam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem os nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta - e a sua população." O concurso tem como objetivos refletir e consciencializar a população em geral, sobre a importância da Biodiversidade, desenvolver a criatividade e a expressividade.#

 A - Normas: 

1. O presente concurso é aberto a todos os interessados deste Agrupamento (alunos do 2º e 3º Ciclo).

2. Só são aceites trabalhos individuais. 

3. Tema único: "BIODIVERSIDADE NO CONCELHO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO". 

4. Dimensões admitidas: até 7cm de diâmetro, no máximo.

5. Cada autor pode participar até um máximo de um trabalho. 

6. A divulgação do concurso será feita através da página da Escola. 

B - Entrega e seleção dos trabalhos: 

1. Os trabalhos devem ser entregues a um elemento da equipa Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral. 

2. Para os trabalhos concorrentes tem de ser preenchida uma ficha de inscrição, junto de professores de ET, EV ou DTs fornecendo vários elementos: 

a) Nome do autor (1º e último), Ano e Turma; 

b) Espécie retratada (nome comum e nome científico); 

c) E-mail. 

3. O prazo de entrega dos trabalhos originais decorre até dia 1 de Maio de 2022. 

4. A seleção dos trabalhos será feita por um júri idóneo, nomeado pela Equipa EcoEscolas. O júri será composto por um elemento da Associação de Estudantes, um elemento da Direção, um elemento do Departamento do Ambiente e a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço. 

5. É vedada aos elementos da organização e do júri a apresentação de trabalhos a concurso. 

6. O júri tem o prazo de duas semanas após a data limite de entrega dos trabalhos para deliberar sobre os vencedores. 

7. Das decisões do júri não cabe recurso. 

C - Critérios de valorização dos trabalhos são: 

1. Originalidade 

2. Temática 

3. Valor artístico 

D - Prémios 

1. Serão atribuídos três prémios para os melhores crachás. 

2. Todos os trabalhos selecionados terão direito a um certificado de participação. 

3. Os prémios serão entregues pelo Sr. Diretor da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral. O primeiro prémio fica propriedade da Escola. 

4. Cabe ao júri a atribuição ou não de prémios e menções honrosas, dependendo da qualidade criativa e expressiva dos trabalhos apresentados. 

E - Seleção dos trabalhos para exposição 

1. Cabe ao júri não admitir a exposição os trabalhos que entenda não terem qualidade artística ou estarem fora do contexto. 

2. Os crachás participantes serão expostos ao público em local a definir, no dia 23 de maio - Dia Internacional da Biodiversidade. 

F - Aceitação 

1. A participação no concurso implica a aceitação incondicional das normas descritas. 

2. Qualquer situação omissa nas normas é resolvida através de decisão da Equipa EcoEscolas. 

3. O cumprimento da Lei que regulamenta a tomada de imagens de pessoas e objetos sob responsabilidade de terceiros é da responsabilidade dos concorrentes. 

4. Para qualquer esclarecimento contactar com a Escola AEJICS, pelo telefone 261 940 350 (professoras Paula Mesquita e Gabriel Pipa) ou pelo correio eletrónico paulamesquita@aejics.org

CONCURSO ECO-ESCOLAS

"O mar começa aqui"

Os grandes vencedores:

Outros excelentes trabalhos:

Comemorar o dia mundial da água e o dia mundial da floresta

Para ver os trabalhos desenvolvidos, pelos alunos, no âmbito das comemorações clique na imagem em baixo.

DIA DA ÁRVORE

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas, em conjunto com as algas marinhas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Origem do Dia

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

Nessa mesma data, comemora-se também o Dia Mundial da Poesia.

Resultados da auditoria ambiental

2021/2022

RESULTADO DO CONCURSO ROSA DOS VENTOS

PARABÉNS pelos Excelentes trabalhos


Rita Correia 

                                                                                                     7ºD

Rita Baptista 

7ºF

Martim e Tomás Lourenço

7ºD

A população não sabe como dar o destino às máscaras pois não tem acesso, ou conhecimento, de pontos de entrega e do destino correto e acaba-se descartando, das mesmas, de qualquer modo.

Assim deve-se, se possível, evitar todo tipo de descartável ou material de uso único não só a máscara. Deve-se evitar o copinho plástico, talher, tudo aquilo que se usa uma única vez. Porque o ciclo de vida do plástico é muito longo, um plástico vai durar de 200 a 400 anos no planeta. Não tem sentido usá-lo por 10 segundos no caso de um copo plástico ou no caso de uma máscara duas horas e depois deitar fora.

Baseado no  artigo https://www.brasildefato.com.br/2020/09/01/como-a-mascara-descartavel-pode-impactar-o-meio-ambiente


Covid-19 e meio ambiente - impacto ambiental e social das máscaras

O avanço do novo coronavírus tem deixado claras as relações entre as ações da sociedade e suas consequências, tanto na disseminação da doença quanto, na questão ambiental, ao desequilíbrio de ecossistemas. 

No meio da pandemia, a máscara tornou-se uma grande aliada para evitar o contágio do novo coronavírus. Mas o Equipamento de Proteção Individual (EPI) descartável também pode gerar um aumento significativo no volume de lixo. 

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a máscara descartável seja trocada a cada duas horas de uso. A estimativa da Sociedade Americana de Química é que mensalmente sejam lançadas no lixo 129 bilhões de máscaras e 65 bilhões de luvas em todo o planeta.

Além dos riscos de contaminação pelo vírus da covid-19, que se mantém vivo até três dias em plásticos, o material pode causar impactos ambientais quando destinado a aterros ou à incineração, com possível emissão de poluentes no ar. O custo do descarte seguro é alto e muitas vezes o resíduo chega nos rios ou no mar, atingindo a biodiversidade.

Se possível deixe esse material para os profissionais de saúde, que têm maior necessidade e tem o cuidado de trocar e descartar adequadamente, até porque eles estão cuidam da nossa saúde.

É uma questão de hábito, responsabilidade para com os outros. Se puder use uma máscara de tecido adequado. Se uma não chegar utilize duas, simultaneamente, mas privilegie estas. Em casa lave com água bem quente e reutilize. É o comportamento que se espera de alguém consciente também para os outros materiais: não use o descartável, mas o duradouro.

CERIMÓNIA DO HASTEAR DA BANDEIRA VERDE 2020/21

No dia 16 de novembro entre as 9.45 e as 10.15 realizou-se a Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde 2020/21. A bandeira foi ganha como reconhecimento do trabalho de Educação Ambiental realizado no ano anterior na Escola. Foi escolhido este dia por ser também o "Dia Nacional do Mar". O Sr. Diretor do Agrupamento presidiu à cerimónia onde estiveram presentes representantes das diversas entidades do nosso concelho como o Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal, a Srª Vereadora da Educação, representantes das Juntas de Freguesia do concelho, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários do Sobral, Associação de pais, jornal Badaladas, empresa Neutroplast, bem como os alunos, docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais da Escola.

    No âmbito desta celebração todas as turmas foram convidadas a escrever num suporte em forma de gota de água, uma mensagem escrita para preservar a Biodiversidade. Cada gota integrou a pintura da onda do mar exposta na ala do estudante. Neste dia foram ainda divulgados alguns dos melhores trabalhos realizados no ano letivo anterior nomeadamente os pósteres Eco- código, o painel dos 10 princípios da alimentação mediterrânica (irá ser colocado no refeitório escolar) e o painel Climar que obteve o 2º lugar no concurso nacional (na última foto, vemos a turma que elaborou o painel, o 9ºA).

Votos de um ótimo Ano letivo e Amigo do Ambiente!

A Equipa ECO- ESCOLAS 

Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde  2020/21

Dia Nacional do Mar

Durante a cerimónia do Hastear da Bandeira no dia 16 de novembro, foi feita alusão ao Dia Nacional do Mar e aos compromissos das turmas para preservar a Biodiversidade expostos num mural dedicado ao Mar situado na ala do estudante. Em representação de todos os alunos, a Madalena Camilo (8ºA), a Maria Amaro (8ºA), o Hugo Travessinhos (7ºA), a Mafalda Rodrigues (7ºD) e o Duarte Fernandes (7ºD) leram o seguinte texto:

Hoje é Dia Nacional do Mar.

É dia de refletir sobre a sua importância.

É urgente acabar com o que lhe faz mal,

Com o que prejudica a Todos, afinal... 


A perda de seres, de biodiversidade é evidente no Mar,

E também em meio Terrestre e no Ar!

Todas as turmas refletiram, ...

No que irão fazer para a BIODIVERSIDADE preservar.


São importantes os compromissos expostos no nosso Mural da ala do estudante:

Não deitar pastilhas elásticas para o chão,

Plantar mais árvores,

Utilizar mais os Ecopontos,

Fazer mais reciclagem, incentivar a família a isso também...

Não deitar lixo para o chão, limpar a Escola, as Praias...

E ainda há mais:

Substituir os plásticos por produtos biodegradáveis e reutilizar

Rentabilizar os recursos e reduzir o respetivo consumo

Não matar as abelhas,

E muitos mais...

Se os cumprirmos... mereceremos verdadeiramente VIVER neste MARAVILHOSO PLANETA!

Obrigada a Todos, Obrigada ECO- ESCOLA!  

Recolha de lixo plástico no recinto da nossa escola

No dia 12 de outubro durante a aula de Oficina + S@ber fomos observar o lixo plástico no recreio. Constatamos que havia bastante lixo espalhado por vários sítios por exemplo: pelo monte e campo de jogos e decidimos que numa próxima aula iriamos recolhe-lo.

No dia 25 protegemos as mãos com luvas, dividimo-nos em grupos e lá fomos recolher o lixo. Tanto lixo!!

No total recolhemos 4 sacos cheios de lixo plástico que colocámos no devido lugar, ou seja junto à portaria.

A nossa esperança é que numa próxima vez haja menos lixo plástico pelo pátio da escola! 

Para ver os trabalhos realizados, pelos alunos, no âmbito do concurso da "Rosa dos ventos" -clica na imagem ao lado

CONCURSO


" A Minha Rosa dos Ventos"

A Rosa dos Ventos é um instrumento útil para nos localizarmos no espaço e para referenciar lugares em relação a determinados pontos de referência. A utilização de Rosas dos Ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais.

Regras:

  • A Rosa dos Ventos pode ser construída em qualquer tipo de material reciclado ou reutilizado.
  • Tem de ter registados: os pontos Cardeais/ Colaterais / Intermédios.
  • Data de apresentação/entrega - até 1ª semana novembro

Nos critérios de avaliação dos trabalhos a concurso serão considerados a qualidade dos conteúdos, a disposição gráfica de todos os elementos, a criatividade e a originalidade.

A decisão do Júri não poderá ser alvo de recurso.

As professoras de Geografia do 7º ano

"Recuperar Tradições - Pão Por Deus"

Foi o repto lançado a todos os Diretores de Turma para trabalhar com os nossos alunos.

Obrigada a todos os que se envolveram, mais uma vez, nas atividades extra-curriculares para abrirmos um pouco mais as "mentes" daqueles para quem nós trabalhamos com gosto.

Atividade em Articulação com Eco-Escola e BE

O grupo Eco-Escolas do AEJICS saúda o munícipio por mais esta interessante iniciativa tão importante para a consciencialização da necessidade da preservação da natureza. 

Digite seu texto aqui...

Estamos no Agrupamento Joaquim Inácio da Cruz Sobral

Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora